CNAE Descomplicado: Saiba Qual Código se Aplica ao seu Negócio de Tráfego Online
Sorocaba, 29 de novembro 2023
Para saber mais sobre o assunto, tirar suas dúvidas e conhecer o caminho para pagar menos impostos nas atividades de gestão de tráfego, acompanhe este artigo até o final ou clique em um dos botões abaixo e fale com os nossos especialistas.
O que é CNAE?
CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, um código que é utilizado pelo fisco para agrupar as empresas por tipo de atividade e dentre outras coisas, definir regras sobre a carga tributária de cada negócio.
De acordo com a legislação em vigor, cada CNPJ, precisa ter no mínimo um código CNAE vinculado, representando e indicando quais são as suas atividades.
Sendo assim, você que é gestor de tráfego e pretende abrir um CNPJ ou então já possui uma empresa, mas desconfia que pode estar pagando mais impostos que o necessário, precisa se informar sobre o assunto.
Confira no próximo tópico qual é o CNAE para gestores de tráfego e esclareça de forma definitiva, todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Qual o CNAE para gestor de tráfego?
Atendendo essa nova demanda do mercado digital, onde novas profissões têm surgido, a Receita Federal alterou recentemente, o CNAE para Gestores de tréfego.
Sendo assim, o CNAE para gestor de tráfego agora passa a ser o 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.
É muito importante se atentar a essa questão no momento de escolher a atividade da sua empresa digital, pois implica diretamente na tributação.
A falta de uma contabilidade especializada em negócios digitais para escolha do CNAE correto pode te responsabilizar com juros e multas, podendo a Receita Federal te cobrar dentro do período de 5 anos após a emissão da nota fiscal.
Outra dúvida comum é sobre qual CNAE para gestor de tráfego MEI? No próximo tópico, responderemos a seguinte pergunta: “gestor de tráfego pode ser MEI?”
Gestor de tráfego pode ser MEI?
Uma dúvida comum para quem quer empreender nessa área do marketing digital é se o Gestor de Tráfego pode ser MEI.
Não, o gestor de tráfego não pode ser MEI, tendo em vista que o CNAE 6319-4/00 de portais, provedores de conteúdo, não faz parte do rol de ocupações permitidas para o Microempreendedor Individual.
No entanto, antes da definição do novo CNAE, o gestor de tráfego podia ser MEI com os CNAEs 7311-4/00 – agências de publicidade e 8599-6/04 na venda de infoprodutos em parceria de coprodução.
Dito isso, é comum ter gestores de tráfego MEIs. Se você é gestor de tráfego e está enquadrado como Microempreendedor Individual, precisa solicitar o desenquadramento do MEI para não ter problemas com o fisco.
Mudar de MEI para ME é fácil! Entre em contato conosco e receba a orientação e assessoria de um contador especialista.
CNAE para gestor de tráfego: como o CNAE impacta diretamente nos ganhos dos gestores de tráfego?
A escolha correta do CNAE para gestor de tráfego tem impacto direto sobre a legalidade, a tributação e os resultados dos seus negócios.
Com um CNAE adequado ao seu tipo de negócio, você pode pagar menos impostos e evitar problemas com o fisco. Por outro lado, com um código incompatível, a sua empresa pode atravessar uma série de complicações fiscais.
Não permaneça no código de atividade incorreto. Consulte o seu CNPJ no site da Receita Federal, verifique seus códigos de atividade e entre em contato conosco para solicitar a alteração, se for necessária.
Qual a tributação do gestor de tráfego no CNAE 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo?
Você sabe qual é a tributação do gestor de tráfego? No CNAE de agências de publicidade, os gestores de tráfego podem ser tributados em uma das seguintes modalidades:
- Simples Nacional: Alíquota a partir de 6% sobre o faturamento no Anexo III ou 15,50% no Anexo V do Simples Nacional para atividades de gestão de tráfego, dependendo do seu volume de despesas com pró-labore e folha de pagamento.
- Lucro Presumido: Alíquota de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento, a depender do município onde for registrada a sua empresa.
- Lucro Real: No Lucro Real, você pode pagar até 34% de IRPJ e CSLL sobre o lucro líquido, 4,65% de PIS e COFINS sobre o faturamento e 2% a 5% de ISS, também sobre o faturamento.
Qual a tributação do gestor de tráfego MEI?
Como já foi mencionado anteriormente, como a definição do novo CNAE, o Gestor de Tráfego não pode ser MEI.
A melhor opção para reduzir a carga tributária e evitar juros e multas, é migrar de MEI para ME ou abrir uma microempresa para atuar nessa atividade do marketing digital.
Dessa forma, será possível reduzir a tributação do gestor de tráfego, optando pelo regime tributário do Simples Nacional.
Como reduzir a tributação do gestor de tráfego?
Agora que você já sabe qual é o CNAE para gestor de tráfego e esclareceu dúvidas importantes sobre o assunto, é hora de contratar uma contabilidade especializada em negócios digitais e conferir o que é preciso para pagar menos impostos.
Se você ainda não tem um CNPJ: Abrir um CNPJ para gestor de tráfego deve ser o seu primeiro passo, pois na pessoa jurídica é possível pagar menos impostos do que na pessoa física.
É muito importante que você se atente ao processo de abertura de empresa e inclua corretamente os CNAEs correspondentes a todas as atividades que o seu negócio digital vai atuar.
Por isso um contador especialista em negócios digitais é tão importante nesse processo.
Fontes: Assis Contabilidade
TAGS: Consultoria Contábil, IR2023, Contabilidade Empresarial, Certificado Digital Serviços de Contabilidade, Contabilidade em Sorocaba, Contábil Assis, Abrir Empresa, Imposto de Renda, Abertura de Empresa, Abertura de MEI, Contabilidade Assis, Contabilidade Online, Contabilidade Digital, Escritório de Contabilidade, Contabilidade Tributária, Simples Nacional, Contabilidade para Médicos, balanço patrimonial, Sorocaba/SP
Converse com um contador especializado. Conte com a Assis Contabilidade para garantir segurança e qualidade nos serviços. Agende uma consulta!