A contabilidade é responsável por realizar estudos e dados internos que forneçam boas ideias que irão guiar a atuação dos gestores das empresas.
Na pandemia, por exemplo, os contadores foram responsáveis pela saúde financeira do país.
No Brasil há, atualmente, 522.377 profissionais de Ciências Contábeis, entre contadores e técnicos, com registro ativo, como mostra dados do Conselho Federal de Contabilidade. Muito requisitado em época de declaração do imposto de renda, a importância desse profissional para o país, no entanto, vai muito além dessa função. Se na pandemia os médicos foram essenciais para cuidar da saúde da população, os contadores exerceram um papel crucial para manter a saúde financeira das empresas, mesmo em tempo de crise.
“A função da contabilidade em todo o contexto histórico é a de direcionar os negócios para a prosperidade. Se a gente for parar para pensar em uma empresa, seja ela de grande ou pequeno porte, e ela for próspera, o local em que ela está inserida também será próspero. Os profissionais de contabilidade contribuem, então, para essa cadeia de prosperidade”.
O contador do futuro: de olho na tecnologia
Se antes boa parte das atividades dos contadores era exercida manualmente, a tecnologia mudou radicalmente esse contexto. Otimizar e digitalizar processos, tornar as informações mais seguras com salvamento em nuvem e integração de dados diretamente com os sistemas dos clientes possibilitou inúmeras melhorias para o trabalho dos contadores. Este é um cenário, obviamente, que só tende a avançar. Tanto que entender de tecnologia é crucial para a sobrevivência desse profissional no mercado.
“É fundamental ter conhecimento tecnológico para fazer com quê os processos sejam mais ágeis. Imagine que no passado tínhamos que fazer um balanço empresarial todo manualmente e hoje se tem a resposta em tempo real”, que complementa afirmando que atualmente o profissional de contabilidade também precisa tornar o seu trabalho mais humanizado, até porque embora a tecnologia seja de suma importância, as pessoas ainda cumprem um papel de destaque.
“Conhecer a si próprio e desenvolver a empatia. Porque sem entender a dor e necessidade do outro não é possível se colocar no lugar dele e resolver os problemas e dúvidas deles. Hoje o profissional de contabilidade também deve estar atendo ao desenvolvimento de suas soft skills, tema tão em alta no mercado profissional”, acrescenta.
A importância do contador na rotina do negócio
A contabilidade oferece as informações necessárias para que o empreendedor tenha controle sobre o próprio trabalho.
No que diz respeito às rotinas diárias, é o contador quem orienta o empreendedor a tomar as melhores decisões.
Esse trabalho é especialmente importante já que, em muitos casos, o gestor ainda não tem condições de contratar uma equipe para ficar por conta de todas essas operações.
Pode-se dizer, assim, que a relação entre contador e empreendedor é de parceria. Lembre-se, afinal, de que ambos têm o mesmo objetivo: adotar as melhores estratégias para o negócio a fim de conseguir obter resultados cada vez melhores — sempre agindo dentro da lei.
O que faz um contador em uma pequena empresa?
De modo geral, há rotinas que são idênticas para qualquer empresa, independentemente do seu porte. Nesse caso, estamos falando de atividades:
- contábeis (demonstrações e balanços);
- fiscais (impostos);
- trabalhistas (folha de pagamento e pró-labore);
- comerciais (emissão de nota fiscal).
Nesses casos, as atividades são padronizadas e podem ser facilmente automatizadas, como os lançamentos e a entrega da declaração de imposto de renda pessoa jurídica (para empresas que têm o mesmo regime tributário).
Em relação ao início do negócio, não tem muito jeito: a maioria dos empreendedores enfrenta diversas dificuldades. E não é para menos! É preciso se organizar para que o fluxo de trabalho flua ao mesmo tempo em que dá conta das questões contábeis. É aí que o contador entra.
Esse profissional entende as necessidades e as particularidades relativas ao porte e ao ramo de atuação da empresa (o que pode variar bastante entre um negócio e outro), buscando a partir daí lidar com toda a complexidade de suas operações da melhor maneira possível, sempre tendo a legislação como base.
Dessa maneira, ao longo de toda a parceria, ele ajuda não só indicando qual é o melhor caminho, mas também garantindo que as obrigações sejam cumpridas dentro do prazo e estejam condizentes com a realidade vivida pela empresa.
Como você pôde ver, a importância do contador vai além de atender às exigências legais. Ele é um grande parceiro do seu negócio, realizando um trabalho que tem como foco ajudar a empresa a crescer e alcançar os resultados almejados.
Fale conosco e conheça nossos serviços.
VEJA: Ecommerce como é feita a contabilidade
TAGS: Serviços de Contabilidade, Contabilidade em Sorocaba, Contábil Assis, Abrir Empresa, Imposto de Renda, Abertura de Empresa, Abertura de MEI, Contabilidade Assis, Contabilidade Online, Contabilidade Digital, Escritório de Contabilidade, Contabilidade Tributária, Simples Nacional, Sorocaba/SP